Blog

Final de ano: a melhor época para fazer um upgrade ou revisão no seu computador.

manutencao preventiva

É chegada as festas de final de ano e muita gente aproveita esse período para descansar e recuperar as energias. Que tal aproveitar que você vai fazer essa pausa para dar um descanso para o seu computador ou notebook? Fazendo uma manutenção preventiva agora, a probabilidade de seu equipamento te deixar na mão durante o ano é muito menor.

Mas o que é manutenção preventiva?

Sabe quando a gente precisa fazer um checkup geral pra verificar como está a nossa saúde? (Se você não faz, sugiro fazer!). Quando estamos na idade ativa da vida, os médicos recomendam que seja feito um checkup de dois em dois anos, pra garantir que tudo está indo bem. Com os computadores e notebooks, não é diferente. Usamos as máquinas dia e noite, muitas vezes sem desligar. E isso diminui a vida útil das peças internas e sobrecarrega o sistema operacional. Pra que a sua máquina não te deixe na mão sem aviso prévio, o recomendável é fazer uma manutenção preventiva todo ano.

Como eu sei que meu equipamento precisa de uma pausa?

Assim como sentimos os sintomas de um resfriado que está chegando, os equipamentos eletrônicos emitem alguns sinais que precisam de reparos, como um barulhos estranhos ou a demora em carregar documentos simples. Se ficarmos atentos e consultar um técnico ao menor sinal de problema, aumentamos a saúde dele.

O que é feito em uma manutenção preventiva?

Verificamos vários itens de hardware através de um aplicativo que nos mostra a vida útil do HD. É importante verificar isso, pois nele é que está salvo o sistema operacional e os seus dados. Garantido que os dados estão íntegros, analisamos se o sistema precisa de updates, efetuamos escaneamentos, atualizamos programas e revisamos todos os ajustes do sistema para garantir que a navegabilidade da máquina estará mais rápida e sem atualizações pendentes, além de uma limpeza externa e interna, se necessitar.

E o que isso vai melhorar no desempenho da minha máquina?

Fazendo esses ajustes, sua máquina estará mais leve e garantida para enfrentar os desafios que estão por vir sem grandes surpresas.

Você também pode optar em fazer upgrades mais expressivos nas máquinas, como a instalação de SSDs e M2. Essas memórias flashes internas garantem muito mais velocidade no processamento de dados, deixando a máquina mais rápida. Mas antes é importante verificar se seu equipamento é compatível com essas novas tecnologias, ok?

Aproveite sua pausa pra dar uma atenção especial ao seu equipamento. Tenha certeza que vai fazer toda a diferença durante o próximo ano e vai te dar um gás pra fazer um 2020 extraordinário 😉

Um abraço, SWLTEC.

Mais que clientes, parceiros!